Redução de Custos no Azure
Photo by Firmbee.com / Unsplash

Redução de Custos no Azure

E se eu dissesse que cortei os custos Azure em 60% sem entregar menos, sem rearquitetura, sem recodificar meus projetos, só avaliando os produtos contratados e entregando formatos de contratação mais eficientes do ponto de vista financeiro? Você também pode experimentar isso.

Ao longo dos últimos anos temos tido um boom de empresas migrando para a nuvem e aumentando seu consumo e investimentos em cloud. Com o aumento do dólar ter uma otimização de custos se faz mais necessária do que nunca, seja para ajudar as empresas a gastarem menos ou otimizarem seus ambientes permitindo que novos projetos sejam implementados.

Existe um outro problema para quem assina Azure pelo cartão de crédito que além de não ter o melhor preço possível, existe um adicional de impostos que torna a operação bem salgada para algumas empresas. Além da fatura do cartão de crédito, temos o IoF (6.5%) e os impostos nacionais e estaduais que podem chegar na faixa de 45% dependendo do estado.

Como alguém apaixonado por código que sou, nos últimos anos desenvolvi algumas ferramentas para ajudar os clientes a conseguirem otimizar seu ambiente de forma automática.

Azure Price Optimization

Baseado na api de preços do Azure e nas tarefa comuns que podem ser feitas no dia a dia para otimizar custos, desenvolvi uma ferramenta que me permite analisar qualquer ambiente do Azure e estimar a redução de preços que podemos conseguir.

A propósito, o exemplo acima é de um caso real, que após analisarmos uma conta do tipo Pago-Pelo-Uso conseguimos uma redução de 45% no consumo mensal, isso sem contar as oportunidades adicionais que poderiamos executar no ambiente que proporionaram uma redução ainda maior.

Azure Costs Summary

Usando os dados do Centro de Gerenciamento de Custos do Azure e cruzando informações dos recursos, temos uma série de insights que são enviados direto no email do cliente com avisos tanto de oportunidades de redução de custos quanto de mudanças inesperadas nos custos. Assim temos uma ferramenta de gestão pró-ativa para monitoramento e redução de custos.

Interessado?

Se você tem uma conta Azure e gostaria de receber uma estimativa de redução de custos vamos conversar? Entre em contato comigo:
* WhatsApp
* Email: rsantos@braziliandevs.com

Espero seu contato!