/ azure

[AZURE] Hospedando sites estáticos gastando quase nada

Olá pessoALL,

Já falamos aqui de como fazer integração com o GITHUB e o Azure para fazermos deploy de sites que são puramente html + javascript, mas as vezes não compensa pagar um App Service Plan apenas para servirmos conteúdo que eh estático.

Para casos como esse ou sites estáticos como landing pages e conteúdo para mail marketing, onde precisamos apenas de armazenamento e rede o Azure Storage eh o recurso perfeito para usarmos.

Hospedando conteúdo estático

Para hospedarmos nosso conteudo nada melhor que usarmos o Blob Storage. O blog storage eh um serviço altamente escalável que nos permite armazenar de forma EXTREMAMENTE barata bilhões de objetos.

Nossos objetos podem ser arquivos html, imagens, videos, css, js, áudio ou qualquer outro arquivo estático. Não eh necessário que exista uma aplicação escrita em .NET, node.js ou qualquer outro framework, o próprio blob storage possui capacidade para armazenar e servir esses arquivos para gente.

Criando conteúdo estático no Azure Blob Storage

Custos de hospedagem

Agora vem a melhor parte, o maior beneficio de hospedar conteúdo estático no Blob Storage eh o custo. Temos duas métricas que devem ser observadas: Espaço de disco e Trafego de dados.
Usando a calculadora de precos do azure, vou fazer uma simulacao de armazenamento de 1GB em arquivos com um trafego de 10GB/mês. O custo estimado seria de apenas R$0.46/mês
imagem calculadora

Eh isso ai pessoALL, uma bela economia!
Ate a próxima.

[AZURE] Hospedando sites estáticos gastando quase nada
Share this

Subscribe to rsantosdev