rsantosdev

Rafael dos Santos, especialista em desenvolvimento web/cloud. Apaixonado por asp.net e azure e compartilha como eh o dia a dia de um programador brasileiro no mundo gringo.

[AZURE] - Tudo que você precisa saber antes de começar a usar

October 17, 2016 in #azure | | | Share on Google+

Ola pessoALL,

Em algumas palestras e até mesmo conversando com alguns amigos que recentemente migraram para .net e/ou começaram a trabalhar com cloud, identifiquei algumas dicas que sempre deixam as pessoas felizes e queria começar essa série de posts sobre Microsoft Azure compartilhando elas.

Microsoft Azure vs Windows Azure

Desde Abril de 2014 a Microsoft decidiu renomear o serviço de Windows Azure para Microsoft Azure, para refletir o foco no serviço de nuvem como um todo e para desassociar a ideia de que só produtos (tecnologias Microsoft) são suportadas.

Tecnologias suportadas

Ao contrario do que muita gente pensa o Azure suporta as mais diversas tecnologias, desde os serviços da própria Microsoft como Office 365, Dynamics CRM, Bing, OneDrive, Skype, e Xbox Live, passando por Windows, .NET e Sql Server e as mais diversas linguagens e tecnologias como por exemplo Python, Ruby, Node.js, Java, Hadoop, Linux, and Oracle.

Créditos gratuitos e Recursos gratuitos

Ao criar uma nova conta você ganha R$750,00 para gastar como quiser em qualquer um dos serviços. Isso é suficiente para rodar até 14 maquinas virtuais, 40 bancos de dados sql server ou armazenar 8TB de dados.
Após o primeiro mês todos os assinantes ainda possuem uma serie de benefícios gratuitos para usar sem gastar nenhum centavo. A seguir irei listar alguns:

  • 10 aplicativos web/mobile
  • 1 milhão de push notifications por mês
  • 10 dispositivos IoT e 3 mil mensagens por mês
  • 50 redes virtuais

Todos os servicos gratuitos podem ser conferidos no link https://azure.microsoft.com/pt-br/free/pricing-offers/.
Existem tambem algumas formas de ganhar créditos mensais gratuitos:

  • Ate R$565,00 para assinantes MSDN, para não assinantes existe a possibilidade de se inscrever no programa Visual Studio Dev Essentials, que e gratuito e oferece U$25,00 por 12 meses.
  • Programa BizSpark para startups Startups podem aplicar para o programa BizSpark, além de créditos para Azure o programa oferece licenças para diversos aplicativos Microsoft. O processo de inscrição e gratuito e super simples.

Compromisso de preços

A Microsoft fez um compromisso publico de manter os preços de Maquinas Virtuais, Armazenamento e Trafego de Rede equiparados com os maiores players do mercado, isso significa que quando a AWS ou o Google Cloud abaixam os preços a Microsoft também abaixa os preços do seu serviços. Vocês podem conferir mais sobre esse anuncio no link: https://azure.microsoft.com/en-us/blog/the-power-of-and/

Por onde começar

Agora é só criar sua conta e começar a desfrutar dos benefícios, acesse o link: https://azure.microsoft.com
Uma ultima observação, ao criar uma conta você precisa de um cartão de credito para finalizar o processo, mas TODAS as contas são criadas com uma trava de segurança de gastos, isso quer dizer que ao esgotar seus créditos gratuitos os seus serviços são suspensos a menos que você remova a trava de segurança e esteja de acordo em pagar pelos serviços.

October 17, 2016 in #azure | | | Share on Google+